FONTE:
Revista MICRO SISTEMAS No. 77,
páginas 26 e 27 (
Fevereiro de 1988 )
A Rensi Eletrônica ("atual" MID) produziu uma interface de videotexto para o TK85.
Se você procura uma solução barata para acessar o sistema Videotexto, então conheça a interface MID 95 produzida pela empresa paulista Mecânica Industrial e Digital Ltda., para equipamentos das linhas TK90X e TK95
Ligando-se ao Videotexto com a MID 95.
O Videotexto foi inaugurado pela Telesp em 15 de dezembro de 1982, com a principal meta de ser o maior banco de dados para informações e servidor da América Latina. Hoje, o Videotexto dispõe de 60 fornecedores de serviços para as mais variadas atividades, englobando 14 mil usuários entre domésticos e de nível empresarial.
Muitos usuários do Videotexto podem, sem sair de casa, consultar seu saldo bancário; consultar a Bolsa de Valores de São Paulo; obter informações sabre a cotação do dólar, do ouro, etc.; saber a programação das emissoras de rádio e TV; fazer reserva de passagens aéreas e de hotéis; mandar mensagens para outros usuários simulando um Telex de baixo custo; fazer consultas sobre falências, concordatas e leis trabalhistas, além de um grande número de outros serviços, sendo que o sistema não para de crescer. Dia-a-dia surgem novos fornecedores de serviços.
Como você pode ver, o Videotexto já é realidade. Acessá-lo, mais do que um simples conforto dos tempos da Telemática é um grande prazer. Só quem já operou em rede é capaz de descrever a satisfação de ver seu micro em comunicação com uma central que literalmente serve de canal de comunicação com outros usuários.
E se ainda por cima tudo isso pudesse ser feito através do computador mais barato do mercado? Utopia?
A MID - Mecânica Industrial e Digital Ltda. - afirma que com a sua interface MID 95 isso é possível, bastando que o usuário possua um TK90X ou TK95, da Microdigital.
Características da MID 95
A MID 95 é um modulo em plástico preto semelhante ao da interface para impressora da Microdigital, com as dimensões de 75 x 75 x 30 mm e acabamento em aço escovado, com o software de comunicação gravado em EPROM.
O modem é um item opcional na compra da MID 95. Se o usuário já possui modem, ou prefere comprar um de outra marca, basta informar o modelo para que a MID forneça o cabo de conexão apropriado.
Além disso, o departamento técnico da MID pode adaptar o modem para permitir que o usuário arquive em cassetes as telas do sistema Videotexto (segundo a Telesp, o número de telas do sistema é de aproximadamente 60 mil).
O software emulador contém o protocolo Videotexto e transforma o TK90X ou o TK95 em um terminal colorido com 40 colunas, acentuação, velocidade de 1200 bps para recepção e 75 bps para transmissão, Full Duplex. Na parte superior da interface encontra-se a saída de comunicação com o modem, contendo os sinais RD (recepção de dados), TD (transmissão de dados) e terra.
Na parte inferior da MID 95 encontra-se a etiqueta com o número de série da Interface. Este número identifica a MID 95 nos computadores da Central Videotexto e deve ser fornecido pelo usuário no momento de se inscrever na rede.
A conexão com a central Videotexto é feita discando-se 148 (São Paulo) ou 011-148 (chamada de outros estados), e apertando-se o botão TEL/DADOS, situado no painel frontal do modem, ao se ouvir o apito agudo que precede a transmissão da central.
Acompanha também um manual de sete páginas em linguagem bastante clara, com todas as instruções necessárias tanto para a operação do sistema quarto para a inscrição do usuário no sistema Videotexto.
Testando a MID 95
Recebemos para teste em nosso CPD uma Interface MID 95 com o número de série 0354MW e um modem AA1275 BC da Digitel, também fornecido pelo fabricante da MID 95.
Para testar a Interface foi utilizado um micro TK90X de 48 Kb. A conexão do conjunto micro / MID 95 / modem / linha telefônica foi feita sem problemas através da leitura atenta do manual.
A ligação com a central foi obtida na segunda tentativa e após alguns segundos (um tempo de carga já conhecido dos usuários do TK90X), surgiu a primeira tela do Videotexto.
Durante aproximadamente 20 minutos foram acessados vários módulos do sistema Videotexto, notadamente aqueles que não solicitam senha especial de acesso durante todo o tempo a presença da MID 95 foi transparente para o usuário o que foi suficiente para comprovar a eficiência do sistema.
Quando às particularidades do Videotexto em si, fica para uma outro oportunidade, uma vez que este não é o objetivo desta análise.
Conclusão
Os comandos da MID 95 são bastante simples (veja a figura 2) e relativamente fáceis de memorizar. Além disso, não foi detectado nenhuma falha quando do teste do sistema, embora o manual de operações alerta para o fato de uma das séries de fabricação do TK90X ter saído com um problema de diferença de capacitância no barramento de expansão, caso em que o fabricante da MID 95 se coloca à disposição para sanar o problema.
Quanto ao custo do sistema, realmente é difícil admitir uma solução mais barata, seja para uso doméstico ou empresarial. Talvez o único problema reside na utilização doméstica pouco racional, que pode acarretar um acréscimo significativo na conta telefônica. Na utilização a nível profissional, este acréscimo é plenamente compensado pelo conforto e rapidez na tomada de decisões que o Videotexto permite.
Talvez o que a M.I.D. Ltda. precise, realmente, seja uma maior divulgação do Videotexto a nível nacional, pois muitos usuários que possuem linha telefônica à sua disposição, ainda não atentaram para o fato de que o serviço excite.
O número de estados interligados com a rede Videotexto já é bastante grande: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Quem sabe um pouco mais de divulgação poderia permitir que se repetisse aqui no Brasil o sucesso do sistema Master Francês, que já conta hoje com mais de 5 milhões de assinantes e cerca de 400 fornecedores de serviços, permitindo que se faça até as compras de supermercado através de um simples terminal.
Esperamos que a M.I.D. Ltda continue trabalhando seriamente neste sentido, uma vez que o mercado está carecendo de soluções tão práticas e objetivas quanto a MID 95.
Há
dois anos, Adalberto Fazzini adquiriu a interface MID 95. Muito
satisfeito com o periférico, que até o momento
não apresentou nenhum
tipo de problema, aguarda ansiosamente o lançamento de
interface que
lhe permita acessar não só o Sistema Videotexto,
da Telesp, mas também
o Cirandão. “Hoje emprego a interface duas a três vezes por semana, anúncios e efetuar pesquisa de materiais.” Adalberto Fazzini Engenheiro Mecânico/SP. |
Francisco
Moraes Gomes, estudante e usuário há dois anos do
TK90X, adquiriu,
recentemente (26 de fevereiro) a interface, lançada no
início do ano,
da MID Mecânica Industrial e Digital. Utilizando seu
equipamento em
jogos e gráficos para apresentação de
jogos, Francisco entrou em
contato com o novo periférico casualmente e partiu para a
sua aquisição
pela curiosidade de poder utilizar o Videotexto. “Pela recente aquisição, ainda não estou muito familiarizado com o periférico, mas com o pouco contato que tive, gostei bastante, fácil de ligar e fácil de usar”, afirma. Francisco Moraes Gomes Estudante/SP. |
Ficha
Técnica: Nome: MID 95 Fabricante: MID – Mecânica Industrial e Digital Ltda (ex "Rensi Eletrônica") Endereço: Rua Oliveira Gouveia, 26, Vila Prudente, CEP 03138 – São Paulo – SP. Telefones: (011) 914-5402 e 274-0526 Preço: 13,50 OTN |