04 de Fevereiro de 2010 | Autor: Marcelo Martins ( Clube do TK90X )



Micromodem RHEDE

Esta placa foi fabricada pela empresa RHEDE.

   

 

 

Expansão +32K

Expansão de memória. Esta placa foi fabricada pela empresa Unitron Eletrônica de São Paulo.

 

 

Communication Card

Foi a primeira versão de uma placa serial para a linha Apple.

As seriais são usadas para se ligar o Apple II no PC e assim poder transferir as imagens de disco (*.dsk) para o bom e velho disco real de 5 1/4".

 

CPM Z80

Placa necessária para se rodar o Sistema Operacional CPM (2.0 / 2.2 / 3.0). Alguns programas para CP/M que ficaram famosos no PC, já existiam para Apple II, como DBase II, Turbo Pascal, Wordstar, etc.

 

 

Digicard D-Net

Uma placa de rede muito legal !!! Com ela é possível montar uma rede Appletalk e ligar um IIe num IIgs por exemplo.

 

 

Placa de Impressão com Acentos (Interface Paralela)

Essa placa é a interface paralela da Microdigital, que trabalha com caracteres acentuados da tabela BrASCII, que na época passou a ser usada por impressoras Matrix, entre muitas outras nacionais. Ela possui um processador Z-80 para controle da acentuação, vinda de programas específicos como o Carta Certa. Além disso, ela possui um buffer de 16 Kb para evitar que o Apple ficasse "preso" enquanto não se concluía a impressão, como acontecia na maioria das placas de impressão nacionais.

 

 

TKWorks

Placa de expansão da Microdigital para o TK 3000. As TKWorks eram cópias da americana RAMWorks II e poderiam ser de 256Kb (foto) ou 512Kb. Além disso, elas já possuem cartão de 80 colunas integrado. Sem esta placa não é possível rodar Appleworks e nem suas variações nacionais, como o Totalworks.

 

download do manual em PDF

 

Miniatura

Eduardo Luccas mostrando o funcionamento:

 

 Finalmente uma que funcione.

Disk Interface Card II

Interface para usar drives de PC-IBM.

A Disk Interface Card II é uma placa controladora de unidades de disco flexível de dupla face, padrão IBM PC, projetada exclusivamente para o TK3000 lie. Sua instalação pro­porciona um expressivo aumento na capacidade de armazenamento de informações em disquetes.

A fonte do TK3000 lie suporta a utilização de até dois disk drives, controlados pela Disk Interface Card II, sejam eles de 5 1/4", de 3 1/2" ou uma combinação de ambos.

Acompanham esta interface um cabo de dados e controle e um cabo de alimentação, que permitem conectá-la a um drive de 5 1/4" e a outro de 3 1/2".

A Disk Interface Card II exerce um perfeito controle sobre as unidades de disco, desde que seus jumpers e os jumpers dessas unidades estejam apropriadamente configurados. Portanto, antes de proceder a instalação, deve-se ler atentamente as instruções aqui descritas.

Após a instalação, deve-se utilizar o sistema operacional ProDOS para o gerenciamento de todas as operações de entrada e saída de dados realizadas com as unidades de dis­co. Isto é uma exigência da Disk Interface Card II, pois o ProDOS é o único sistema ope­racional que lhe é compatível. Para utilização do sistema operacional DOS ou CP/M, o usuário necessitará obrigatoriamente usar um disk drive padrão Apple 5 1/4".

 

 

Interface 80 colunas

Da Sequenttal Systems INC, 1990. O que sei sobre ela é que é uma expansão de 64Kb (deixa o TK3000IIe ou outros Apple IIe com 128KB: 64KB on-board + 64KB desta placa de expansão) que, como toda expansão de memória desses micros, permite o uso de 80 colunas (já incluso no hardware desses modelos, mas disponível apenas com expansão de memória).

 

 

Interface gravador/programador de EPROMs da Votrax

Permite gravar EPROMs de 2KB, 4KB e 8KB.

 

 

Interface gravador/programador de EPROMs da Microcraft

 

 

Interface IDE / Compact Flash

Projetado por Richard Dreher. [www

   

 

Descrição:

É uma placa que permite ligar discos rígidos em computadores Apple II (II, II+, IIe, IIgs e III);

Usa os sistemas operacionais ProDOS ou GS/OS (não faço a menor idéia de qual seja o sistema operacional do Apple III);

Permite até 256MB (8 partições de 32MB) nos Apple II, II+ e IIe e até 2,125GB (4 partições de 32MB e 2 partições de 1MB) no Apple IIgs;

Exige HD maior ou igual a 540MB (devido a esses modelos darem suporte à LBA), apesar de só usar 256MB nos modelos II, II+ e IIe;

A principal vantagem é ter praticamente todos os programas dentro do próprio Apple II, com acesso rápido e seguro, sem depender de zilhões de disquetes já mofados e que dão muito erro;

Pra quem tem Apple IIgs, essencial para usar o sistema GS/OS.

 
 

 

 

 
 

Placa de Rede Ethernet da AMPLUS

Exemplar único de um protótipo de placa de rede Ethernet para micros APPLE II e similares, fabricado pela empresa brasileira AMPLUS. Acredita-se que o protótipo é funcional. Utiliza um processador 80186, memória RAM, uma EPROM e uma 8255.

O protótipo está completo, segundo a pessoa que estava vendendo no Mercado Livre por R$300 em 28/11/2004.

     

 
 

 

 

 
 

TransWarp Accelerator Card

Acelera o Apple II, II+, IIe até 3,6MHz.

 

   

Clone nacional feito pelo Carlos Yazigi, TurboClone.

 

 
 


Propagandas

Clique na imagem para aumentar

 

Revistas diversas, como: Micro Sistemas, Micro Hobby, revistas de eletrônica, entre outras.

 

  

 

Periféricos para TK3000 IIe

 

TK3000 IIe CFFA HD

clique nas fotos para aumentar

 

  

 

  

 

  

 

Clique aqui para acessar o manual feito por Wilson Pilon.