ATENÇÃO:
Não me responsabilizo por qualquer dano causado a sua máquina ou a você por tentar este tutorial.
Faça a manutenção por sua conta e risco.






Saída de Vídeo Composto

A saída de vídeo é uma ótima adição para o Spectrum, porque originalmente o RF sai em UHF, sendo muito difícil de sintonizar. O problema é que mesmo com a alteração ela ainda vai ser PAL inglês e não PAL-M como as TVs brasileiras. Algumas TVs Philips no entanto mostram a imagem perfeitamente, assim como alguns monitores novos de LCD com entrada de vídeo composto.

Pelo que vi, existe duas versões diferentes de circuito de vídeo no +2 cinza e veremos as duas aqui.





1a. versão: ( ZX Spectrum +2 cinza )

Esta é a mais comum no Spectrum cinza e a mais fácil de fazer. Bom, o primeiro passo é saber se você tem essa versão de placa. De uma olhada ao lado da caixa do RF e compare com a foto. Veja que tem o transistor TR4, 3 diodos D7, D8 e D9 e um resistor de 75ohms R12.



Troque o transistor original o 2N3904 por um BC237. Confira se os jumpers LK1 e LK4 estão fechados como na foto, enquanto LK2 e LK3 ficam abertos.



Dentro da caixa do modulador desconecte o resistor que liga a plaquinha do modulador ao pino central do conector e que faz a saida de video original. Nas fotos ele aparece dentro de um "tubinho" plástico.




Agora desligue os dois fios que ligam a caixa do modulador à placa do Spectrum.





Ligue um fio fino desde o jumper LK4 até o pino central da caixinha do modulador.





Só isso e está pronto a sua saída de vídeo composto, porém resta um problema. Cada vez que o Spectrum toca algum som, a imagem sofre uma interferência. Isso porque originalmente o som é adicionado à imagem antes de virar RF. Temos que fazer essa separação, retirando o capacitor que faz a mixagem do som com a imagem.

Nesta versão de placa ele é o C31 e fica logo abaixo da caixa do modulador, próximo ao TR3. (Não se preocupe com os fios vermelho e amarelo que aparecem nessa foto. Elas fazem parte do outro mod de vídeo).


Ué, mas cade o capacitor? Normalmente ele está ali e basta retirá-lo, porém nesta placa ele foi soldado do outro lado (lado da solda). Não sei porque fizeram assim.





Agora sim! Imagem perfeita!








2a. versão: (ZX Spectrum +2 cinza, +2 preto e +3)

Essa placa é bem diferente da primeira e não tem aquele transistor com os diodos ao lado da caixa do modulador. A única foto que tenho dela eu catei na internet mesmo.


Temos que construir um pequeno circuito para fazer a saida de video. O melhor lugar para fazer isso é dentro da própria caixa do modulador. Desolde a caixa do Spectrum e com um pouco de paciencia retire o "miolo", aquela plaquinha que tem dentro. Feito isso coloque a caixinha vazia de volta no lugar e solde os componentes. Veja que toda essa caixa metática está aterrada, portanto não deixe os terminais dos componentes tocarem nas paredes da caixa. (A não ser o próprio resistor de 2k2 que é aterrado mesmo. Veja as fotos.






Os fios que saem do modulador são a entrada de 12V e a entrada de video. O 12V você poderá ligar no pino 11 do TEA2000. Na foto está soldado num dos terminais da bonina L1 que vai nesse pino. O outro fio vai no pino 6 desse mesmo TEA.






Resta agora só a retirada do capicitor C31 (veja instruções e observações na saída de vídeo "1a. versão"). Se você está fazendo este mod no +2 preto ou no +3, o capacitor a ser retirado é o C24.


Qualquer dúvida fico a disposição.
Abraço a todos.

Victor Trucco  [ www ]